A Importância da Soldagem

08-08-2011 10:20

Solda por Eletrodo RevestidoA soldagem é sem dúvida alguma o meio mais barato, importante e versátil de união entre os materiais após os anos 30, quando utilizava-se rebites.

Sua importância caracteriza-se pelo fato de unir todos os metais comerciais, de ser aplicado em qualquer local, por propiciar flexibilidade de projeto, reduzir custos de produção e fabricação e pela facilidade em ser utilizado em recuperação e manutenção de manufaturados.

O campo de aplicação de soldagem é praticamente irrestrito. Assim sendo, sua aplicação pode variar desde a montagem de uma cadeira com armação metálica, até as naves espaciais mais sofisticadas, que seriam inviáveis sem o conhecimento e uso da soldagem.

A soldagem é indispensável na indústria naval (navios submarinos e etc.) na indústria mecânica (construção de equipamentos, bens de capital e etc.) na indústria automobilística, na indústria aeronáutica (satélites, aviões, naves espaciais, mísseis e etc.) na construção civil (estruturas metálicas, pontes, edifícios e etc.) na indústria nuclear (reatores, sistemas de resfriamentos e etc.) na indústria energética (cabos de transmissão, turbinas e etc.) em vasos de pressão, em indústrias petroquímicas, em plataformas marítimas, na micro eletrônica, além de outras centenas de aplicações.

A multidisciplinaridade de conhecimentos é outra característica fundamental da soldagem, já que seus requisitos essenciais são a metalúrgica, a eletrotécnica, a química, a física, os materiais, o controle de qualidade, a segurança além de outros fatores inerentes à produção industrial.

Curso de Solda

Corrente Eletrica

03-09-2011 20:59
Denominamos de corrente elétrica os movimentos ordenados de cargas elétricas...

Eletrodo Generalidades

03-09-2011 20:27
Apresentando-se na forma de uma vareta metálica, o eletrodo é especialmente...

Historia da Soldagem

08-08-2011 09:40
Soldagem é a técnica de unir duas ou mais partes, assegurando entre elas a...