Historia da Soldagem

08-08-2011 09:40

Solda por Eletrodo RevestidoSoldagem é a técnica de unir duas ou mais partes, assegurando entre elas a continuidade e as características mecânicas e químicas do material.

A palavra soldagem designa a ação de unir peças: a palavra solda designa o resultado ou produto da operação.

Parte do desenvolvimento que levaria aos métodos de soldagem, empregados atualmente teve origem em tempos remotos. É bem possível que a origem dos metais tenha coincidido com a do fogo, tido como descoberto por volta do ano 8000 a.C. Há 5000 anos, na cidade de Ur, Caldéia, uniam-se peças de ouro, considerado o primeiro metal obtido e utilizado, por meio de uma técnica hoje conhecida como soldabrasagem.

Há 3000 anos, o homem inventou o processo de forjar a quente, concentrando o calor na zona da peça que queria ligar, seguido de martelamento.

O advento do ferro, por volta de 2000 a.C., foi um passo importante para a metalurgia. Descobertas arqueológicas indicam que o início do desenvolvimento do metal deu-se na Mesopotâmia, de onde foi para a China e Índia, e depois para o Egito, Grécia e Roma. Nesse período, o homem começou a fabricar utensílios de duas ou mais partes por meio de união por forjamento a quente, colocando uma peça sobre a outra até que se soldassem.

Uma das mais antigas notícias que se tem sobre a soldagem remota ao forjamento da espada de Damasco, (1300 a.C.) e ao uso de uma espécie de maçarico soprado pelo boca, usando àlcool ou óleo como combustível. Esta técnica usada pelos egípcios para fundir e soldar bronze, foi transmitida a gregos e romanos.

Desde sua descoberta, a soldagem tem sido de grande importância para todos os segmentos industriais; seu desenvolvimento foi baseado nas necessidades de cada época; descobertas, novos processos, novas técnicas surgiram para atender a uma demanda específica.

Curso de Solda

Historia da Soldagem

08-08-2011 09:40
Soldagem é a técnica de unir duas ou mais partes, assegurando entre elas a...

A Importância da Soldagem

08-08-2011 10:20
A soldagem é sem dúvida alguma o meio mais barato, importante e versátil de...

Eletrodo Generalidades

03-09-2011 20:27
Apresentando-se na forma de uma vareta metálica, o eletrodo é especialmente...